Um projeto que pode auxiliar o poder público municipal na gestão do lixo produzido diariamente nas cidades, a partir de uma iniciativa que tem como ponto de partida os condomínios residenciais. Administradoras como a Cipa Condomínios vêm buscando soluções por meio de parcerias com empresas especializadas em coletas seletivas que implantam uma sistemática própria de recolhimento do material reciclável tornando todo o processo de separação mais simples para síndicos e moradores.
"Esse é um projeto de baixo custo para os condomínios, que pagam menos R﹩ 100 para a implantação dessa estrutura. A parceria com a Minha Coleta, que é uma plataforma tecnológica de coleta e logística, coloca à disposição dos condomínios contêineres, pessoal e a própria separação do lixo. Ou seja, condomínio não tem que se preocupar com a gestão resíduo reciclável", explica o gerente de Novos Negócios da Cipa, Bruno Queiroz.
A empresa cria um ambiente dentro do condomínio, totalmente protegido e separado, e mantém uma dinâmica que evita a acumulação de resíduos. O lixo comum é destinado à coleta pública e o reciclável ganha uma destinação mais adequada. Dentre estes materiais, incluem-se, entre outros, vidros, plásticos, papéis, baterias e óleo.
"O condomínio passa a contar com uma solução sustentável e com resultado bastante relevante e sem ter o trabalho operacional de gerir e separar o lixo. Dessa forma, conseguimos descomplicar todo esse processo de segregação do material orgânico. Todo esse trabalho fica a cargo da empresa parceira", ressalta Queiroz.